O PROCESSO
DE PRODUÇÃO DE FILMES COMERCIAIS
1. As AGÊNCIAS de propaganda atendem a empresas que as contratam, após concorrências através das quais analisam suas propostas, levando em conta criatividade, visão de clientes, qualidade técnica, experiência e certamente o custo do projeto.
Uma vez contratado, o trabalho começa na escolha de Diretor e
assistentes, criadores de StoryBoard, equipes técnicas de engenharia, som,
imagem, fotografia, atores, serviços especiais, equipamentos de imagem e som
como câmeras, lentes, microfones para som local e de estúdio, mixagem,
masterização e pós-produção.
Hoje em dia a exibição é basicamente em vídeo, embora se
saiba que o filme ainda tem melhor definição e que ainda tem seu lugar em casos
especiais ou filmes de arte.
2. EQUIPES -
PESSOAL CONTRATADO
A maioria dos profissionais envolvidos nesse verdadeiro
“circo” é de autônomos com CNPJ, mesmo aqueles que normalmente atuam numa mesma
Agência, ou que fazem a parte comercial, financeira e jurídica, entre outras.
Atores também são contratados além dos “doublés e dos “extras”. Mas o Diretor e
suas equipes é que são os verdadeiros “artistas”.
3. EQUIPAMENTOS
ALUGADOS
A exigência de um trabalho profissional perfeito custa muito
caro. Uma câmera é alugada por cerca de cinco mil reais por dia e cada lente
(equipamento de vidro, mas precioso) custa outro tanto e, conforme o caso, são lentes
e de diversos tipos e podem ser necessárias três, quatro ou mais para a
filmagem de uma única cena.
4. LOCAÇÕES
Locações são as áreas, os cenários, como paisagens naturais,
casarios, prédios, clubes, hotéis, lugares especiais que podem ser alugados e até
mesmo construídos para o fim específico da filmagem.
5. SERVIÇOS
ADICIONAIS
Também se faz a contratação de pessoas ou empresas que possuem
e operam equipamentos para as cenas especiais, por exemplo, com animais, autos
de diversos tipos, aviões e tudo que pode ser necessário para cumprir o
projeto.
O curioso desse item é que existem empresas ou grupos,
geralmente familiares, especializados nesses serviços, desde os que oferecem cães
amestrados como os que trabalham com insetos, borboletas, elefantes ou até
aqueles que tem frotas para fazer corridas e acidentes de veículos, voos de
asas delta, paraquedas, helicópteros, drones e também em situação marítimas com
barcos, lanchas e esquis, ou ainda explosivos, armas, bombas e uma infinidade
de outros serviços.
6. AS
DISTÂNCIAS
As Agências costumam ter filiais ou parceiras em mais de um
país ou continente e isso se deve a possibilidade de rapidamente contar com
locações para filmagem ou serviços especiais ou custos operacionais mais
interessantes. Isso significa também que os profissionais do ramo estão em constantes
e, muitas vezes, longas viagens.
O processo de filmagem é quase sempre acompanhado à distância
pelo staff da Agência contratante e quase sempre pelo próprio cliente. Assim os
“takes” são realizados por várias câmeras e assistidos ao vivo em qualquer
canto do mundo.
Tudo isso foi o que eu consegui registrar de uma conversa
deliciosa com meu neto.
7. O
CASO “EM TELA”
Alguns anos atrás, fui assistir Daniel Cirati, hoje com 27
anos, quando se diplomava em cinema pela ECA (USP), apresentando seu TCC
durante cerca de uma hora. Terminada apresentação oral, ingenuamente perguntei
se íamos em seguida ver o filme, ao que ele me respondeu: Vô, se vc. tiver aí
uns 40 milhões nós podemos contratar a filmagem agora mesmo...
Em novembro de 2022, Daniel foi a Praga, como assistente de
Diretor, onde juntou-se à equipe que filmaria um comercial, durante 4 semanas. Aliás
essa deve ser sua última etapa para que, a seguir, já possa se sentar na
célebre cadeira de encosto de pano (que já não deve ser mais assim...).
A agência que o contrata tem sua sede em Los Angeles e, enquanto
escrevo este, a filmagem deve estar acontecendo na República Tcheca. As demais
etapas, montagem, mixagem, pós-produção etc. ocorrerão em alguns outros locais,
tudo com acompanhamento online.
O filme deve ter em sua
versão mais longa uma duração de dois ou três minutos. Na TV, geralmente são
apresentadas versões mais curtas, de até trinta segundos. As mais longas serão
apresentadas em lançamentos, congressos e outras atividades de marketing.
O cliente no caso é Amazon
Prime, que deve lançar algo parecido com os atuais e-books. A ideia vitoriosa na concorrência foi um tema visual de “escadas”,
onde “figuras” vão subindo por cordas pelos vãos das próprias escadas. Se eu
bem entendi, os tais sucedâneos dos e-books
seriam as tais cordas, ou cabos, através das quais as pessoas poderão simbolicamente
“subir” sem a necessidade de galgar penosamente degrau a degrau.
E não me perguntem mais porque eu ainda não sei! Mas espero
assistir tão logo quanto possível a versão mais longa desse comercial da Amazon.